As Runas - o que são?
As runas são, basicamente, letras. Elas eram usadas nas antigas línguas do povos germânicos, que residiam no Norte da Europa, no século II até o XI.
Os maiores tipos de evidências que temos sobre os alfabetos rúnicos foram encontrados em pergaminhos e artefatos de metais, madeiras e pedras.
Quando os escandinavos e gauleses entraram em contato com os romanos, eles foram catequizados. Foram catequizados porque os romanos os denominaram "bárbaros" por não terem sua cultura. Isso acabou interferindo na forma de escrita, que tinha acabado de ser mudada pela forma latina (nossa língua faz parte do alfabeto latino, também).
Obs: as runas da imagem acima se chamam Futhark (antigo e recente, nessa ordem) e eram usadas pelos antigos escandinavos.
As Runas e Odin
Uma passagem da Mitologia Nórdica diz que uma vez Odin foi sacrificado à si mesmo [n.a:what?]. Ele foi ferido pela sua própria espada e ficou pendurado de ponta cabeça na Yggdrasil, a Árvore dos Mundos, por nove dias, sentindo fome, frio e dor.
Pendurado na árvore, ele avistou no fundo as runas. Quando ele caiu da árvore, pegou as runas e morreu. Obviamente, ele foi ressuscitado depois. Odin levou as runas e as trouxe ao mundo.
Caros leitores, não copiem e/ou divulguem meu artigo sem minha autorização. Lembrem-sem dos direitos autorais. Obrigada!
Crédito às imagens!
Fontes: http://somostodosum.ig.com.br/artigos/oraculos/a-origem-das-runas-00821.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Runas
Comentários
Postar um comentário