Pular para o conteúdo principal

Os Nove Mundos da Mitologia Nórdica

Os Nove Mundos da Mitologia Nórdica ⚔


               Imagem relacionada
 "Os Nove Mundos"


Os Nove Mundos- ambos conectados à Yggdrasil, que é nada mais, nada menos do que a gigantesca árvore no centro do Universo que conecta todos os Mundos. 

 Na Yggdrasil são conectados nove mundos, que são: Asgard, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Alfheim, Musphelhein, Svartalfheim, Helheim, Niflhem. Sim, realmente na Mitologia Nórdica encontramos muitos nomes complicados. 


 Asgard, o Mundo dos Deuses do Clã Aesir!⚔


Asgard, retratada no filme "Thor", da Marvel. 
                           

 Localizada no topo da Yggdrasil, Asgard (ou Godheim, que significa "o repouso dos deuses"), é o mundo a qual residem os deuses do clã Aesir, que são os Principais Deuses da Mitologia Nórdica. Protegida por um muro construído pelo gigante Hrimthurs (veja sua história aqui), Asgard é protegida por Heimdall, o guardião da ponte Bifrost, ou ponte arco-íris. 

 No centro de Asgard está Valhala, o palácio de Odin, e muitos outros palácios de outros deuses que lá residem. Os deuses se reúnem em Valhala, aonde há dois salões de reunião: Gladsheim, para os deuses, e o salão Vingolf, para as deusas.

 Asgard é conectada a Midgard (o Mundo dos Homens) através de um rio mágico. Tal mundo representa a evolução de consciência, a inspiração divina e os pensamentos puros. 

 Governada pelos deuses Odin e Frigga, Asgard é representada pelas runas Gebo e Anzus. 

 Sendo um mundo de "ordem" e de "tudo que é certo", Asgard só poderia ser alcançada por homens de muita devoção e fé.

[Obs: se vocês quiserem ver, eu fiz um post com a lista dos deuses do clã Aesir, os deuses que residem Asgard, Só clicar aqui!].


 Midgard, o Mundo dos Homens!⚔
                           Imagem relacionada

 De acordo com a Mitologia Nórdica, Midgard (antes conhecida como Mannheim) é o planeta Terra, o Mundo dos Homens.

Ele é localizado no meio da Yggdrasil, cercado por um oceano. De lá, nenhum homem pode sair, pois tais oceanos são a moradia de Jormungand, uma gigantesca serpente que circula no oceano.


 Em cima de Midgard está Asgard, que corresponde ao "céu", e abaixo está Helheim, que corresponde ao Mundo Inferior (ou Inferno, se preferir).

 Sendo a representação material do cosmos e representada pela runa Jera ( runa do ciclo anual), Midgard foi formada quando da carne e do sangue de Ymir, um gigante de gelo. Sua carne é a terra, enquanto seu sangue é o oceano que cerca o Mundo dos Homens [De acordo com um site que achei aqui (fonte na cor roxa),] As sobrancelhas de Ymir foram usadas como barreiras para nosso mundo ser protegido do mundo dos gigantes, Jotunheim. 

 O Mundo dos Homens tem como regente Jord, mãe do deus Thor e, ao mesmo tempo, a personificação da Terra.

 Quando o Ragnarok chegar, Midgard será submersa ao mar (como a lendária Atlântida). 
 Primeiro, Jormungand, a serpente, irá levantar para  envenenar as terras e depois irá voltar, fazendo as marés se levantarem e inundarem nosso mundo, ou seja, toda forma de vida será destruída.

 Ambos acreditam-se que o nome "Midgard" era o nome dado a um grande e poderoso castelo de Mannheim, e que, por causa disso, ambos foram confundidos e passaram a ser o nome desse mundo.


 Vanaheim, o Mundo dos Deuses do Clã Vanir




 Vanaheim (significa "o repouso dos Vanir"), é o mundo a qual residem os deuses do clã Vanir. É um mundo quase tão elevado na Yggdrasil quanto Asgard. Ambos tem a companhia do Sol, da Lua e das estrelas. ☀🌙★
 Diferente dos deuses de Asgard, que eram relacionados a deuses da guerra, os Vanir são mais relacionados com deuses da fertilidade, amor, à natureza e a agricultura. 

 Antes de se aliar aos deuses de Asgard, os Vanir tinham o pleno domínio sobre a magia. Depois da aliança, tal conhecimento sobre as forças ocultas, foram espalhadas -passaram a não ser mais segredos. 

Os regentes de Vanaheim eram os deuses Freyr e Freya, ambos irmão e também amantes, pois nesse mundo o incesto era liberado.
Freya e Freyr 


 No Ragnarok, Vanaheim não será afetada, pois será o local do deus Balder, que retornará e reinará no Novo Mundo. 

 A runa desse mundo é a Ingwaz, a runa da semente.


 (Obs: eu fiz um post sobre o clã Vanir e seus deuses. Dê uma olhada aqui!).


Jotunheim, o Mundo dos Gigantes!⚔


Jotunheim de acordo com o filme "Thor", da Marvel.Resultado de imagem para gigantes mitologia nórdica



  Localizado do leste da Yggdrasil, Jotunheim é o Mundo dos Gigantes (de rocha e das montanhas) e dos trolls. Ambos são do clã Jotun, o clã dos gigantes. A cidade principal desse mundo chama-se Utgard. 

 Governado pelo rei dos gigantes Thrym, a runa dos Jotunheim é a Nauthiz, a runa da necessidade. 

 A Mitologia Nórdica diz que os Jotun e os Aesir viviam em guerra. 

 Os gigantes representavam as forças da natureza; forças incontroláveis. Portanto, os gigantes não conseguiam controlar sua força.

 A nascente de Mimmir, cujo águas cristalinas davam conhecimento a quem dela bebesse, corria em tal mundo.


 Alfheim, o Mundo dos Elfos de Luz! ⚔



A elfa Galadriel (interpretada pela maravilhosa atriz Annette Crosbie), personagem de "O Senhor dos Anéis", de J.R.R Tolkien.
                               
 Morada dos Elfos de Luz (ou Elfos Claros), Alfheim ou Ljossalfheim é um dos mundos da Mitologia Nórdica. Esse mundo representa o universo mental. 

 Mesmo os humanos não podendo ver esse mundo, os elfos podem interferir em nossa consciência. A arte, o conhecimento e a imaginação são exemplos. Tudo isso é proveniente dos seres de Alfheim, que mandam isso para nossas mentes. 

  Na Mitologia Nórdica, os Elfos da Luz são chamados de Isojasalfar. O termo "da luz" é usado por essas criaturas serem seres bondosos e angelicais.

 Tendo como governador o deus Freyr (irmão gêmeo da deusa Freya), Alfheim ficava entre Midgard e Asgard.

 Tal mundo era o mundo da vivacidade, aonde os elfos "interferiam" no mundo dos homens fazendo-os praticar boas ações. A runa de Alfheim é Danaz, a runa do dia, do sol, da luz.

 Svartálfar, O Mundos dos Elfos da Escuridão⚔

Olhem que imagem linda! Créditos à imagem. 

 Svartálfar é o Mundo dos Elfos da Escuridão. Algumas fontes dizem que nesse mundo também moram os anões e que um anão chamado Modsognir, governa esse mundo.

  Svartálfar é um mundo escuro, aonde não se vê a luz do sol, porque é um mundo subterrâneo. Seus moradores, os Elfos da Escuridão (ou dokkalfár) são seres sobre humanos, que são mesquinhos, não tem moral nenhuma,e gostam de incomodar e trazer desgraça os seres humanos. Eles são os responsáveis pelos nossos pesadelos, que acontecem quando eles sussuram em nossos ouvidos quando estamos dormindo.

  A coisa que os dokkalfár mais temem é a luz do Sol, que podem os transformar em pedra. 

 Como os Isojasalfar (elfos da luz), os dokkalfár tem a capacidade de disseminar idéias para Midgard, o mundo dos homens. Em Svartálfar estão as idéias brutas que serão manifestadas em Midgard. 

 Regendo o plano emocional, os dokkalfár forjam armas das trevas. Esse mundo é o oposto de Alfheim (Alfheim= luz, Svartálfar= escuridão).

 Nesse mundo está contido as energias de Helheim ( o mundo inferior) e de Midgard. A runa desse mundo é a Elhaz, a runa do teixo.


 Niflheim, o Mundo do Gelo Eterno! ⚔


 Situado nas raízes da Yggdrasil, Niflheim é o mundo do frio, da névoa e da neve. Nesse mundo residem gigantes de gelo. De acordo com um site que vi na internet (a fonte está no fim do post, na cor roxa), esse mundo junto com Muspelheim (o Mundo do Fogo) criaram o mundo. Quando seus elementos foram misturados, o frio cósmico e o fogo, um rio surgiu. Esse rio é derramado em um abismo, o Ginnungagap . 

   Por conta da grande quantidade de névoa, condensada pelos ventos que vem de Muspelheim, Niflheim é o mundo da ilusão. Todos aqueles que caminham por esse mundo, ficam loucos. Seu ego ganha asas. Só basta o fogo cósmico de Muspelheim para começarmos a nos desmanchar no abismo de Ginnungagap (como um processo alquímico de evolução da própria essência, do ser). 

 Em Niflheim existe um dragão, chamado Nidhogg. Enquanto aguarda o Ragnarok, esse dragão rói as raízes da Yggdrasil, a árvore do mundos. 

                          
  
Antes dos mundos e de Niflheim serem criados, nas raízes da Yggdrasil, havia duas coisas: a escuridão e o gelo. Desse gelo, uma fonte fria chamada Hvergelmir. Desse fonte, surgiram vários rios, e por causa disso essa fonte também e conhecida como Mãe das Fontes. A Mãe das Fontes tornou-se Helheim, o Mundo dos Mortos, aonde a deusa Hel governa. 
  
 Como as Mitologias sofrem diversas variações, dizem que o dragão (ás vezes dito como uma serperte) morava em Helheim, aonde se alimentava da carne dos cadáveres e roía as fontes da Yggdrasil. 

 Quando ocorrer o Ragnarok, dos rios gelados de Niflheim, sairá o  Nagfari (o Barco da Morte), conduzida por Loki. 
 Quem reina esse mundo são os chamados Nibelungos ( povos formados por anões). A runa desse mundo chama-se Isa, a runa do gelo. 


 Muspelheim, o Mundo do Fogo! ⚔


  Muspelheim é o lugar aonde moram os gigantes de fogo. É considerado um lugar importante (porque ajudou na criação do mundo) e ao mesmo tempo muito perigoso. Quem governa esse lugar se chama Sutr, um gigante, que governa e comanda esse mundo com ajuda de sua espada. Essa espada era muito poderosa, podendo sair dela demônios que devoravam tudo o que vê pela frente. 

 Muspelheim é o mundo do fogo cósmico. Portanto, é um mundo que deseja expansão de seu território (o fogo é um elemento que se espalha quando está sobre algo). 

 Quando o Ragnarok chegar, os moradores desse mundo, os gigantes de fogo, irão destruir a Ponte Arco-Íris (ou Bifrost, se você quer uma palavra mais difícil).  A runa desse mundo é a Sowilo, a runa do sol. 

  Helheim, o Reino dos Mortos! ⚔


Hel, a Rainha dos Mortos e governadora de Helheim. 

Helheim é o submundo (ou mundo dos mortos) da Mitologia Nórdica. É governado e regido pela deusa Hel, filha de Loki (com uma gigante chamada Angurboda) e a rainha de Helheim. Dizem que a parte de cima de seu corpo é cadavérica e morta, enquanto a de baixo é bela e sensual [na minha opinião, deveria ser o contrário]. 

 Tal reino fica no local mais baixo da Yggdrasil: suas raízes. É para esse lugar que vão as almas daqueles que morreram por velhice e por doenças. 

 Deve-se lembrar que Hel não é uma deusa "ruim" por ser rainha do Submundo! Ela só faz sua obrigação, que é tomar conta desse reino. Helheim não é como o inferno cristão, cujo almas estão lá para ser purificadas através da tortura e da dor. Helheim é mais como um local de expiação, um local de testes, afim do ser humano conhecer mais sobre si mesmo e amadurecer. Assim, ele poderá voltar (reencarnar, lógico) para Midgard.

 De acordo com a Mitologia Nórdica, para chegar nesse reino, é preciso passar por uma ponte. Essa fonte fica acima de um grande rio, que é o rio que alimenta todos os outros rios que ficam em Midgard, o Mundo dos Homens. 

  Helheim é a fonte da criatividade e das emoções humanas. 

  Em um conto da Mitologia, Odin mergulha até esse mundo para conseguir o Hidromel (a bebida dos deuses). Com o Hidromel, ele conseguiu grande sabedoria. 

  
 Leu esse post e não sabe o que são runas? Clique aqui 

Fontes que usei:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_n%C3%B3rdica#Os_mundos_da_mitologia_nórdica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanaheim
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosmologia_n%C3%B3rdica
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yggdrasil
https://robsonmadredeus.wordpress.com/2012/01/26/os-nove-mundos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Midgard
https://pt.wikipedia.org/wiki/Asgard
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jotunheim
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lfheim
http://historikaos.blogspot.com.br/2011/09/helheim-alfheim-e-svartalfheim.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Svart%C3%A1lfar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Niflheim
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muspelheim
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hela

 Créditos a todas as imagens que usei nesse post! 

 Obs: Por favor, caro leitor, se quiser divulgar ou copiar esse artigo, que é de minha autoria, peça permissão e/ou coloque a fonte. Obrigada, e abraços!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Nornas- Passado, Presente e Futuro

 As Nornas- Passado, Presente e Futuro Na ordem: Urd, Verdandi e Skald.   Como as Pacas da Mitologia Grega e as Moiras da Mitologia Romana [sinceramente as duas são a mesma coisa], as Nornas tem a função de controlar o azar, a sorte e o destino dos de todos (humanos e deuses) existentes e de zelar pela conservação de leis que regem cada mundo existente na Yggdrasil .   Ambas nasceram na fonte da vida, aonde cresce a Yggdrasil, a árvore dos nove mundos, sua moradia. Para que suas folhas permaneçam sempre num verde perfeito, as Nornas fazem chover hidromel na Árvore.    Urd   Representada por uma velha anciã que sempre olha para trás entre os ombros, Urd é a Guardiã do Passado. Entre suas obrigações e tarefas como guardiã estão: guardar todos os segredos do passado e não (metaforicamente) oferecer as chaves dos antigos segredos.    Verdandi      Representada como uma figura maternal, Verdandi é a Guardiã do Presente. Representando a continuidade, tudo o que acont

A Guerra dos Deuses e os Clãs Aesir e Vanir

 A Guerra dos Deuses! ⚔  A Guerra dos Deuses ocorreu quando os deuses do Clã Aesir aprisionaram (infelizmente, o motivo nunca foi descoberto, leitores) a deusa Freya , uma das deusas mais importantes dos Vanir.   Os Vanir, repletos de ódio e com sede de sangue, marcharam até Asgard com a ideia de dar um fim nos Aesir. Uma guerra se iniciou. Não obstante (apesar) dos Aesir terem aprisionado Freya, um tratado de paz ocorreu entre os deuses:  - Não podemos deixar que as coisas fiquem assim entre nossos poderosos clãs! Façamos um tratado de paz!- suplicou um dos deuses.  - O que sugere que façamos? - respondeu outro. Assim, como tratado de paz, os deuses Freyr (deus da prosperidade), Njord (deus dos navegadores) e Freya (deusa do amor), os deuses mais importantes do clã Vanir, tiveram que começar a residir em Asgard. (Obs: algumas fontes dizem que a guerra foi causada quando os Aesir queimaram a Deusa-Bruxa Gullveig, do clã Vanir).  Aesir, o Clã dos Principais Deuses Nórdicos ⚔