Balder
Filho de Odin e de Frigga, Balder é o deus da Sabedoria e da Justiça (como a Athena dos gregos). Ele era permitido de morar em Asgard, mesmo não pertencendo ao clã Aesir. Casado com a bela Deusa Nana, era pai de Forseti, deus da meditação e do conhecimento interior.
De acordo com a Mitologia Nórdica, Balder era considerado um deus muito bom (coisa que o fez muito popular entre outros deuses), e todo lugar que ele passava era disseminada a bondade, a misericórdia e a boa vontade, o que atraía o ódio de Loki, que pensava: "Por que não sou amado assim entre os demais deuses?".
Balder e o Visco
Tudo começou quando Balder começou a ter pesadelos horríveis. Odin, preocupado com o filho, vai até as volvas (sereias feiticeiras do submundo) e descobre que esses malditos pesadelos eram males agouros. Ambos significavam a sua morte.
Querendo fazer de tudo para evitar a morte do amado filho, como precaução, Odin envia a sua esposa Frigga à uma missão: obter um juramento de todos os seres vivos do mundo que não fariam nenhum mal à Balder. Todas as criaturas vivas juraram, menos uma planta, o visco. Frigga não havia feito o pequeno visco prestar juramento porque era muito jovem e pequena, e, obviamente, não poderia fazer mal algum à Balder.
Visco branco. |
Visco vermelho. |
Logo depois de Frigga ter voltado de sua missão, os deuses organizaram em Asgard uma festa para se divertirem.Todo tipo de objetos que transmitissem sorte eram jogados em Balder,que desviava logo em seguida.
Todos os deuses estavam participando dessa brincadeira, exceto Hodr, o irmão cego de Balder.
Loki, que estava disfarçado, pergunta ao irmão de Balder por quê ele não estava participando daquela brincadeira. O mesmo respondeu que era cego, e que, portanto, não sabia em qual direção atirar. Loki disse que iria ajudar Hodr. Loki dá na mão de Hodr um arco e um ramo de visco. O irmão de Balder segurou, e logo em seguida atirou
O coitado do Balder caiu morto no chão na mesma hora que a flecha( ou o ramo de visco) tocou em seu coração.
Desesperada pela morte do filho, Frigga pede para Hermodr (deus mensageiro e também aquele que carrega as almas dos mortos) ir ao Reino dos Mortos trazer seu amado filho de volta para seus braços.
Chegando lá, Hermodr pede à Hel ( Rainha do submundo) a autorização e ela concorda, mas só com uma condição:
- Nosso querido Balder só poderá voltar à vida se todos os seres vivos derramarem uma lágrima para o mesmo.
Todos os seres vivos do mundo derramaram uma lágrima pelo Balder, exceto o Loki, que o invejava. Assim, Balder não pode ser ressuscitado.
Nana ficou tão triste pela morte de Balder, seu marido, que se atirou em sua pira funerária para morrer e assim poder ficar com ele no Reino dos Mortos.
Apesar de todo esse ocorrido traumatizante, os deuses tinham esperanças de que Balder iria retornar após o Ragnarok ("apocalipse" da cultura nórdica), sendo rei no novo mundo, afinal, ele é o Deus da Justiça.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balder
Direitos Autorais: por favor, não copiem meu texto sem minha permissão. Se quiserem copiar, me dê os créditos, sim? Obrigada e abraços.
Créditos às imagens.
Comentários
Postar um comentário